Região

Aldeia de Favaios

Aldeia de Favaios

Uma aldeia escondida no coração do Douro, de paisagens encantadoras, casas brasonadas, marcas arqueológicas e recheada de monumentos religiosos, remonta, na verdade, à Idade do Ferro. Certo é que dela provém um dos néctares mais deliciosos do mundo, porém pouca gente conhece este lugar recôndito. Favaios é uma aldeia tão sublime, tão peculiar e tão encantadora que é obrigatório conhecer. Podemos quase dizer que Favaios é uma vila perdida no meio dum imenso Douro. Perdida porque passou incólume aos desígnios da modernidade.

Conhecer o Douro

Aqui pode percorrer a estrada mais bonita do mundo sempre com o rio Douro como fio condutor. Vislumbrar as vinhas e os típicos socalcos construídos a pulso. Disfrutar da tranquilidade e paz de espírito que esta região transmite. É um sítio simples apesar da sua beleza arrebatadora. Aqui pode embarcar numa jornada de sentidos, degustar um bom vinho, apreciar a paisagem num miradouro com vista para o rio ou navegá-lo num barco com história. São as coisas simples da vida que se transformam em memórias d’ouro.

Conhecer o Douro
Património da UNESCO

Património da UNESCO

“O Alto Douro Vinhateiro é uma zona particularmente representativa da paisagem que caracteriza a vasta Região Demarcada do Douro, a mais antiga região vitícola regulamentada do mundo. A paisagem cultural do Alto Douro combina a natureza monumental do vale do rio Douro, feito de encostas íngremes e solos pobres e acidentados, com a ação ancestral e contínua do Homem, adaptando o espaço às necessidades agrícolas de tipo mediterrâneo que a região suporta. Esta relação íntima entre a atividade humana e a natureza permitiu criar um ecossistema de valor único, onde as características do terreno são aproveitadas de forma exemplar, com a modelação da paisagem em socalcos, preservando-a da erosão e permitindo o cultivo da vinha”. (COMISSÃO NACIONAL DA UNESCO|MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS, 2011)