É nesta envolvente, que encontramos um armazém secular, de construção tradicional duriense e requalificado para fins turísticos.Trata-se da primeira Enoteca Interactiva da Europa e conta com um percurso lúdico, dinâmico e interativo, que retrata de uma forma única a nossa história, modo de vida, usos e costumes, transportando o visitante para uma época ancestral.
Em 2011 recebeu o prémio Best of Wine Tourism.
Na sala de envelhecimento e provas, degustam-se os néctares cuidadosamente selecionados e produzidos pelos aderentes a este projeto. Através do estímulo dos sentidos, pretendemos dar a conhecer a quem nos visita o singular “modus vivendis” das nossas gentes.
Os processos vitivinicolas são recordados através de representações etnográficas, e memórias fotográficas que ilustram as diferentes épocas relacionadas com o vinho e vinhas durienses. Com recurso a robôs e manequins que simulam, por exemplo, a pisa tradicional das uvas, a par de informação mostrada em plasmas e touch-screens sobre todos os vinhos expostos na enoteca. Tudo isto em interação com o guia responsável pela visita.